Atendimentos 100% Online – por meio da Tecnologia da Informação e da Comunicação
Edilaine dos Santos
CRP 06/51563
Profissional regularizado pelo Conselho Federal de Psicologia para o exercício dos atendimentos online. Confira o cadastro pelo e-Psi
A Psicoterapia consiste em tratamento para assuntos referentes aos problemas psicológicos, os quais envolvem as funções mentais, emocionais e o comportamento humano.As pessoas que estão sofrendo de problemas emocionais ficam mais vulneráveis e tendem a fazer um viés negativo sobre si mesmas, sobre os outros e o futuro, o que pode impactar e trazer prejuízos em diversas áreas da vida (interpessoal, social, profissional, conjugal, autocuidados e outras).
Atuo com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), cujo entendimento é que todos nós possuímos pensamentos e crenças que afetam o modo como enxergamos a realidade. Através de sessões estruturadas e técnicas específicas, a intervenção clínica é voltada para a reestruturação cognitiva, regulação emocional e respostas comportamentais mais adaptativas, com foco na resolução de problemas e metas almejadas.
Atuo também com a Terapia Comportamental Dialética (DBT) para os casos de clientes que sofrem com a desregulação emocional intensa. A DBT compreende uma das Terapias de Terceira Geração ou Terceira Onda que integram novas abordagens de base Cognitivo e Comportamental. É uma abordagem terapêutica alicerçada em três grandes pilares conceituais: Dialética – equilíbrio entre os opostos; Princípios de Aceitação e Ciência do Comportamento, que embasa os procedimentos de mudança.
O tratamento em DBT, compreende a psicoterapia individual e o treino de habilidades (em grupo ou individual). Ambas as terapias, TCC e DBT, apresentam eficácia significativa comprovada no campo da saúde mental, em diversos transtornos. O meu trabalho é voltado para aqueles que buscam autoconhecimento, aqueles que estão passando por algum sofrimento pontual em decorrência de acontecimentos e fases da vida e para quem possui transtorno mental como a depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade.
Após uma avaliação inicial e colaborativa com o cliente, é indicada a melhor abordagem para o caso em particular.
A Terapia familiar e de casal refere-se ao atendimento psicoterápico direcionado especificamente para casais e famílias. Tem como proposta promover um espaço de escuta e intervenção qualificada que viabiliza aos membros envolvidos, um melhor entendimento de si, do outro e sobre a própria relação ou sistema. Através da mediação psicológica, as pessoas envolvidas são estimuladas a desenvolverem habilidades na comunicação e a repensarem estratégias para lidar com os conflitos e problemas que surgem na rotina e na convivência com o outro.
O trabalho com grupos tem sido uma fonte de curiosidade e diversidade no meu atendimento clínico. A psicoterapia de grupo é uma modalidade de atendimento psicológico que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Envolve objetivos e estratégias clínicas que viabilizam a colaboração, a vivência e a interação entre os participantes e permite um espaço terapêutico para que o grupo funcione como instrumento de mudança, possibilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais aos envolvidos no processo.
Realizo atendimentos para grupos de pessoas que apresentam transtornos específicos como ansiedade, depressão e transtornos alimentares.
Os transtornos alimentares são doenças mentais, que apresentam alterações e perturbações no comportamento alimentar e na forma como a pessoa percebe o próprio corpo, com variações extremadas entre controle alimentar e descontrole alimentar; preocupação excessiva com o corpo e com a alimentação.
A anorexia, bulimia e o transtorno da compulsão alimentar são alguns dos tipos de transtornos alimentares. Os atendimentos são voltados para essa população, numa proposta de tratamento baseado em evidências, com base na Terapia Cognitivo Comportamental Aprimorada (TCC-A), desenvolvida pelo psiquiatra Christopher Fairburn e Terapia Comportamental Dialética (DBT) adaptada para transtornos alimentares. Os atendimentos ocorrem no formato individual e em grupos específicos.
O treino de habilidades é um dos componentes de tratamento da Terapia Comportamental Dialética (DBT). O treino de habilidades tem como foco ajudar a pessoa a identificar e modificar padrões comportamentais, emocionais, de pensamentos e interpessoais associados com os problemas da vida. Durante todo o treinamento, o cliente é encorajado a aprender novas habilidades e a generalizá-las para os contextos mais relevantes. Compreende 4 módulos de habilidades específicas:
A processo de avaliação para cirurgia bariátrica, compreende em média três sessões. A avaliação compreende:
No pós-operatório os principais objetivos da psicoterapia é ampliar o autoconhecimento do paciente e familiares para facilitar a adaptação ante as mudanças provocadas e exigidas pela cirurgia; estimular o autocuidado, motivação e adesão ao tratamento e às orientações da equipe.
No processo de supervisão, a aquisição de habilidades terapêuticas contribui para que o supervisionando mantenha-se motivado no exercício do seu trabalho e com isso gere resultados mais satisfatórios. Realizo supervisão clínica para psicólogos na abordagem Cognitivo Comportamental e Terapia Comportamental Dialética, com atualização de conceitos e técnicas, discussão de casos e orientação sobre melhores práticas.
Ofereço Palestras e Workshops para instituições com temas relacionados à saúde mental. Competência Emocional, Habilidades Sociais, Autoestima, Depressão, Ansiedade, foram alguns dos temas já abordados. Devido a minha especialização e experiência com transtornos alimentares, tem sido frequente a realização de palestras em instituições de saúde e ambientes educacionais para assuntos referentes ao tema.