Um pouco sobre a minha transição para a terapia online
Com a pandemia, muita coisa mudou em minha vida pessoal e profissional. Antes da pandemia já me interessava pelo atendimento online e já vinha estudando a respeito da telepsicologia. Com a situação do distanciamento social, esse processo foi acelerado e cada um de nós, profissional, cliente e o próprio conselho de psicologia, precisou se adaptar e se lançar ao meio virtual.
A internet e os serviços online “explodiram” e desde então, passamos a experimentar e conhecer mais o mundo cibernético. Hoje, atender online é uma opção. E foi através dessa experiência, que decidi migrar para o atendimento online em 100%. Atualmente, observamos um aumento significativo de profissionais que oferecem o atendimento psicológico online e também, uma demanda maior de pessoas que buscam esse serviço.
Resolvi produzir esse artigo para informar e esclarecer aspectos importantes sobre o funcionamento da psicoterapia online. Qualquer que seja o processo psicoterápico que você escolher fazer, presencial ou online, é importante que seja essencialmente efetivo para você e que esteja embasado em normas e condutas éticas que regem a profissão do psicólogo e garantam a sua segurança e a do profissional.
Caso você ainda tenha dúvidas ou alguma outra curiosidade sobre o assunto, não hesite, entre em contato; estarei à disposição.
Existe uma legislação que regulamenta o atendimento psicológico online?
No Brasil, a prestação de serviços psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), ou comumente chamado de atendimento psicológico online, foi regulamentada em 2018, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução CFP n° 011/2018.
Em 2020, em decorrência da pandemia pelo COVID-19 e em caráter de urgência, o CFP apresentou a Resolução CFP nº 004/2020 e foram liberados os atendimentos para:
* casos de urgência e emergência;
* situações de emergências e desastres;
* violação de direitos e violência.
Você pode conferir os documentos oficiais na íntegra pelo site do CPF, através do link: https://atosoficiais.com.br/cfp.
Em âmbito internacional, a telepsicologia é uma modalidade já utilizada há mais tempo e, ao longo dos anos vem reunindo estudos baseados em evidencias que comprovam sua eficácia.
Com base nas informações, pesquisas, teorias e práticas de países com experiência nessa modalidade, a Associação Americana de Psicologia (APA), principal referência para profissionais de saúde mental, junto com outras instituições, desenvolveu diretrizes internacionais, num esforço de orientar a prática da telepsicologia. Você pode saber mais, acessando o site: https://www.apa.org/practice/guidelines/telepsychology
O que é o atendimento psicológico online ou telepsicologia?
O atendimento psicológico online ou telepsicologia, é o atendimento realizado à distância, por meio de tecnologias de telecomunicações. Incluem:
- Telefone (chamada de voz e áudio)
- Dispositivos móveis
- Videoconferência interativa
- E-mail, bate-papo
- Mensagens (texto e áudio)
- Computador
Essas tecnologias podem ser usadas em várias combinações, conforme a demanda e propósito entre cliente e psicólogo e realizadas em tempo real (síncronas) ou através de informações encaminhadas (assíncronas).
A maioria dos recursos tecnológicos utilizados, são comuns à população e por isso, a modalidade online, vem ganhando muitos adeptos.
O psicólogo sempre deverá estar atento se o cliente tem familiaridade com a tecnologia utilizada. É função do profissional, orientar e educar o cliente para o atendimento online.
O psicólogo que realiza atendimento online, deve estar cadastrado na plataforma E-Psi. https://e-psi.cfp.org.br/. Você pode verificar nessa plataforma, se o profissional que você pretende se consultar, está devidamente cadastrado.
O atendimento psicológico online é eficaz?
Estudos mostram que o atendimento online é tão eficaz quanto o método convencional. A terapia cognitivo comportamental (TCC) tem sido objeto de estudos no campo online e tem evidenciado bons resultados. Através do link https://telehealth.org/bibliography/, você pode conferir uma relação de estudos e artigos científicos na área.
O resultado do processo psicoterápico online, assim como ocorre no presencial, consiste numa combinação de fatores e principalmente no vínculo que se estabelece entre terapeuta e paciente.
Quem pode se beneficiar do atendimento online?
O acompanhamento psicológico é essencial para as pessoas que apresentam doenças mentais, emocionais e também para quem busca o autoconhecimento. Dentre os transtornos mentais, podemos destacar aqui, os transtornos de ansiedade, depressão, transtornos alimentares, desregulação emocional e os transtornos de personalidade.
Tratar as condições emocionais e mentais do ser humano, envolve muito comprometimento e avaliação cuidadosa do profissional responsável, seja no atendimento presencial ou no online. No atendimento online, o profissional deverá avaliar a complexidade do caso para essa modalidade, e ter sempre bem esclarecido com o paciente as regras de segurança.
Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de agendar uma consulta, não encontram profissionais qualificados na região que atendam a sua necessidade, às vezes possuem problemas com a rotina, com o trânsito.
A terapia online tem facilitado muito o acesso das pessoas ao tratamento psicológico por ajudar a superar esses obstáculos. As pessoas podem pesquisar a qualificação dos profissionais e ter acesso a tratamentos especializados à distância, sem sair de casa ou ter que enfrentar o trânsito dos grandes centros urbanos.
Os brasileiros que residem no exterior, também se beneficiam com o atendimento psicológico online, pois, podem fazer o tratamento com profissionais da língua materna.
Crianças e adolescentes podem fazer acompanhamento psicológico online?
O profissional deverá avaliar o atendimento de crianças e adolescentes para a modalidade online, considerando a demanda de cada caso em particular e a sua proposta de trabalho.
Conforme o Código de Ética do Psicólogo, é necessária a autorização de ao menos um dos responsáveis legais para o atendimento de crianças e adolescentes.
E sobre a segurança e sigilo? O que você precisa saber?
Existe um protocolo de segurança para os dispositivos de atendimento online para evitar o risco de interceptação das informações de consulta, por terceiros não autorizados.
É muito importante que você cuide bem do seu computador e do seu espaço para uma consulta online. Segue abaixo um breve checklist para te ajudar a se lembrar de alguns pontos essenciais:
- Verifique se o seu computador não está vulnerável a programas suspeitos de vírus.
- Utilize um bom programa de antivírus;
- Utilize senhas fortes em seus dispositivos;
- Não acesse outros sites durante o atendimento;
- Evite realizar consulta em locais públicos ou na presença de outras pessoas;
- Não utilize Wi-Fi público.
- Utilize computador de sua propriedade ou de pessoas da sua confiança.
- Utilize um fone de ouvido para ajudar na qualidade do áudio e preservar o sigilo da conversa.
- Garanta uma boa conexão da internet.
Espero ter contribuído para suas dúvidas com relação ao atendimento psicológico online. Em breve, apresentarei mais conteúdo sobre essa modalidade.
Edilaine Santos
Psicóloga
CRP: 06/51563